EUA são o país com maior risco de enfrentar tornados

 WASHINGTON - Um tornado arrasou quarteirões e deixou pelo menos 26 mortos no Mississippi na semana passada e reforça a teoria de que os Estados Unidos são o país que mais registra esse fenômemo. Em média, são 1.200 a cada ano. 

A seção de perguntas frequentes sobre tornados no site do SPC-NOAA diz que "os EUA continuam sendo o principal local onde ocorrem tornados", embora seja difícil medir o número no mundo. Isso acontece por diversos motivos, entre eles diferenças metodológicas.

(Foto: Getty Images) 

A capital de Oklahoma, Oklahoma City, é considerada a cidade mais atingida por tornados nos EUA.

Já foram mais de 170 deles, segundo estimativas do Centro de Previsão de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (SPC-NOAA, na sigla em inglês).

Corredor

Os cientistas dizem que as causas que levam à formação de tornados ainda são desconhecidas. Mas sabe-se que eles tendem a ocorrer quando o ar frio e seco colide com o ar quente e úmido.

E isso acontece com mais frequência em latitudes médias, exatamente onde ficam os EUA.

Além disso, há o ar frio que flui livremente do norte através das Grandes Planícies, a proximidade das águas quentes do Golfo do México e o ar seco vindo das Montanhas Rochosas, formando o "corredor de tornados".

No entanto, os especialistas apontam que as tendências recentes indicam que existe uma segunda zona de risco que se estende do sudeste do país em direção ao norte pela região do Médio Atlântico.

"Tornados violentos ou que causam muitas mortes ocorrem fora deste corredor de tornados todos os anos. Os tornados podem ocorrer em quase qualquer lugar nos EUA, inclusive a oeste das Montanhas Rochosas e a leste dos Apalaches, e até mesmo no Canadá e no exterior", diz o site.

Além dos EUA, esses fenômenos ocorrem com frequência são as províncias canadenses de Alberta, Manitoba e Saskatchewan, o nordeste do México, Bangladesh, Reino Unido, o norte da Argentina, o sul do Brasil e o sudoeste da Rússia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando