Sistema bancário dos EUA é seguro, garante Yellen

WASHINGTON – O sistema bancário dos Estados Unidos permanece sólido e os usuários podem confiar que seus depósitos estão seguros, disse a secretária do Tesouro do país, Janet Yellen, ao Comitê de Finanças do Senado nesta quinta-feira, 16. 

Yellen disse que ações “decisivas e contundentes” tomadas esta semana pelo governo americano para fortalecer a confiança pública no sistema bancário após o colapso do Silicon Valley Bank enfatizam sua determinação de proteger os depositantes.

“Posso assegurar aos membros do comitê que nosso sistema bancário permanece sólido e que os americanos podem se sentir confiantes de que seus depósitos estarão lá para quando precisarem deles."

Os comentários foram os primeiros da secretária aos parlamentares desde que as medidas de emergência do fim de semana para proteger os correntistas e aumentar a liquidez do setor bancário foram recebidas tanto com alívio como com espanto no Capitólio, onde os democratas controlam o Senado e os republicanos são maioria na Câmara dos Deputados.

Yellen defendeu que o colapso do Silicon Valley foi essencialmente uma incapacidade de atender às demandas dos corentistas por seu dinheiro depois que os aumentos de juros do Federal Reserve (FED, Banco Central americano) no ano passado reduziram o valor dos investimentos em títulos usados para financiar os saques dos clientes. Ela também citou o alto nível de depósitos não segurados no SVB como um fator agravante.

“Havia um risco de liquidez nessa situação”, observou Yellen. “Haverá uma análise cuidadosa do que aconteceu no banco e o que iniciou esse problema, mas, claramente, a ruína do banco, a razão pela qual ele teve que ser fechado, foi que ele não conseguiu atender aos pedidos de saque dos depositantes.”

Medidas

O Tesouro dos EUA, o Fed e a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) anunciaram uma série de medidas de emergência no domingo, depois que os colapsos dos bancos SVB e Signature ameaçaram desencadear uma crise financeira mais ampla.

Yellen disse que o Tesouro trabalhou com o Fed e a FDIC para proteger todos os depositantes de ambos os bancos e criou um novo instrumento para dar aos bancos acesso a fundos de emergência. 

O Fed também tornou mais fácil para essas instituições tomarem empréstimos em emergências.

“Acionistas e detentores de títulos de dívida não estão sendo protegidos pelo governo. É importante ressaltar que nenhum dinheiro do contribuinte está sendo usado ou colocado em risco com estas ações”, garantiu ao comitê.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando