Furacão de categoria 4 deve atingir a Flórida nesta quarta-feira

MIAMI - A tempestade tropical Idalia ganha força à medida que se move em direção à costa do Golfo do México e pode atingir a Flórida como furacão de categoria 3, com ventos de 115 mph, na manhã de quarta-feira, atualizou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) nesta segunda-feira, 28.

A aproximação dos ventos fortes levou o governador Ron De Santis a declarar Estado de Emergência em 33 Condados. 

Ao todo, 1.100 soldados da Guarda Nacional e 300 da Polícia Rodoviária já estão a postos para prestar assistência. O socorro pode chegar através de 2,400 veículos especiais para condições de alagamento.

No início da manhã, Idalia estava a 90 milhas do sul de Cuba com ventos sustentados a 65mph em direção aos Estados Unidos a 8mph. 

Os moradores de Tallahassee e Tampa já começaram a se preparar. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas em filas para conseguir suprimentos, como água e enlatados, e abastecer os carros. 

Em tempo: O Departamento de Agricultura da Flórida informa que um erro humano resultou nas trocas de gasolina por diesel nas bombas dos postos Citgo da região. Os motoristas que abasteceram no sábado, 26, após às 10 horas podem ter sido impactatos. Veja aqui a lista dos locais que sofreram a alteração e como o consumidor deve agir. 

As escolas também começam a suspender as aulas. Os alunos já ficam em casa a partir de hoje nos Condados de Hernando e Citrus. 

Trajetória

Idalia passou de uma depressão tropical a uma tempestade tropical no domingo, enquanto se movia sobre partes da Península de Yucatán, no México e no oeste de Cuba, provocando alertas de enchentes e deslizamentos de terra nos locais. 

A previsão é de tempestades perigosas, chuvas torrenciais e ventos fortes para a Costa do Golfo e na região de Panhandle. 

O vice-diretor do NHC, Jamie Rhome, alerta que quem "estiver em qualquer ao longo da Península da Flórida, no norte da região, como de Fort Myers ao norte de Panhandle" deve prestar muita atenção às orientações das autoridades. 

Também é provável que fortes chuvas atinjam partes do sudeste dos EUA no meio da semana, disse o NHC. 

Partes da Flórida e do sul da Geórgia também deverão sofrer precipitações intensas de terça a quarta-feira, de acordo com o previsto. 

No dia seguinte, as fortes chuvas alcançam as Carolinas do Norte e do Sul. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden