‘Vocês não têm direito de vir aos EUA’, diz DeSantis a brasileiros

 TALLAHASSEE - Às vésperas do primeiro debate republicano, o governador da Flórida, Ron DeSantis, que busca a indicação do partido à Casa Branca, apelou para a retórica contra o fluxo de imigrantes nos Estados Unidos e deixou claro que os brasileiros não são bem-vindos. 

“Se você está no Brasil, você não tem o direito de vir para este país”, afirmou, em entrevista à emissora de rádio WGIR, de New Hampshire dois dias antes do evento que reúne os pré-candidatos republicanos em Wisconsin nessa quarta-feira, 23. 

A declaração reforça a política linha-dura de imigração do governador, considerado o único com chances de desbancar o ex-presidente Donald Trump na indicação do partido às eleições do próximo ano. 

“As pessoas vêm porque o povo americano acha que é do nosso interesse receber pessoas”, afirmou. 

DeSantis foi enfático ao dizer que prefere um sistema imigratório que foca nas habilidades e nas qualificações do imigrante.

“Um cidadão americano deve trazer ou cônjuge ou filhos estrangeiros. Mas trazer esses primos, tios e tal não é o caminho. Vamos nos livrar disso e nos concentrar mais nas necessidades dos americanos.”

Maior População Brasileira

Os EUA abrigam a maior população imigrante brasileira do mundo, segundo o Instituto de Política da Migração, think tank americano mantido pelo Carnegie Endowment for International Peace. Mas eles representam apenas 1% dos 44,9 milhões de imigrantes do país.

Metade dos brasileiros se concentra em três estados: Flórida (22%), Massachusetts (17%) e Califórnia (11%).

Um levantamento do Itamaraty divulgado no início de agosto confirma os números ao revelar em 1,9 milhão de nacionais vivem nos EUA. A jurisdição do Consulado de Miami soma 295 mil, atrás de Nova York (500mil) e  Boston (300 mil), segundo registros das representações brasileiras. 

O governador DeSantis vem implementando medidas repressivas para combater a entrada de pessoas no estado. Em junho passado, ele delineou propostas para uma abordagem mais severa em relação à população em situação irregular.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden