Coiotes sequestram brasileiro no México e tentam extorquir família

BELO HORIZONTE - A Polícia Federal investiga um esquema de tráfico humano para os Estados Unidos que culminou no desaparecimento de Fabiano de Oliveira, de 37 anos. Os coiotes ainda tentaram extorquir a família com fotos e vídeos falsos do mineiro de Governador Valadares. 


Em uma das ligações perguntaram quanto Maria Edna Rodrigues, de 32 anos, pagaria pelo seu marido. 


Edna contou ao jornal O GLOBO que estava em contato com o companheiro desde o momento de sua partida, em 13 de setembro.


Quinze dias depois,  os coiotes  disseram à Edna que Oliveira teve um surto e foi deixado em um centro médico no Instituto de Emigração, em Palenque, México. 


A trabalhadora doméstica relata que, em contato com a instituição, soube que não foi cadastrada a entrada de Oliveira. 


Os coiotes que conversavam com Edna começaram, então, a afirmar que estavam com o seu marido, mas sem enviar provas — pediam a ela para "ter fé".


Em novembro, a doméstica acabou bloqueada pelos coiotes. “(Um deles) deixou claro que, se a gente denunciasse, a única coisa que aconteceria é que ele seria preso e nunca mais veríamos o Fabiano”.


No mês seguinte, ela voltou a receber ligações e chamadas de vídeo pedindo dinheiro para ter contato com o marido. 


No dia 21 de dezembro, outra pessoa entrou em contato e perguntou quanto ela pagaria por Oliveira. “Eu falei que não tenho dinheiro, e que nem sei se estão mesmo com meu marido. 


Edna tentou que fosse feita uma chamada de vídeo para comprovar a presença do mineiro, mas não foi atendida. Os criminosos passaram a pedir US$ 1,5 mil pela vida do homem, valor que ela não possuía. 


Em meio às tentativas de extorsão, ela chegou a receber ligações de madrugada e mensagens com supostas fotos de seu marido segurando uma placa pedindo ajuda em espanhol: "20 de dezembro de 2023. Ajude-me" e "Me van a matar" (vão me matar, em tradução livre). 


“Depois disso, não insistiram mais, viram que não tínhamos dinheiro. Em janeiro, entrei em contato com a polícia. Eles falaram que a gente demorou a denunciar, mas a gente ficou com medo por eles serem perigosos”, explica Edna. 


Ela não acredita que fosse o marido nas imagens enviadas pelos coiotes. “Eu tenho para mim que não é original, pois meus esposo é alto, largo nos ombros e sem manchas no corpo. Diferente das fotos”, observa. 


Investigação da PF


A PF cumpriu na quinta-feira, 7, quatro mandados de busca e apreensão em operação para localizar Oliveira, em Governador Valadares, Minas Gerais. 


Com os suspeitos de promoção de emigração ilegal para os Estados Unidos foram encontrados armas, munição e passaportes brasileiros e estrangeiros. 


As autoridades estrangeiras foram acionadas e foi emitida difusão amarela da Interpol, que é um alerta internacional para localizar uma pessoa desaparecida. 


De acordo com informações da Interpol, Oliveira já esteve antes nos Estados Unidos e, além do México, há registros da entrada do brasileiro em El Salvador e Guatemala. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça de SP pede urgência para deportação da cantora Reisla da Vitória presa em Massachusetts

Brasileira é presa em caso de duplo homicídio na Virgínia

Estelionatário brasileiro é preso após assalto a banco em Orlando