Boar's Head faz recall para conter surto de listeria nos EUA

ATLANTA - A fabricante da Boar's Head Provisions Co., Inc., da Virgínia, está fazendo o recall de todos os produtos de salsicha de fígado que seriam responsáveis pelo surto de listeria nos Estados Unidos, informou o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC).

A empresa também anunciou a retirada de outros frios produzidos na mesma linha e nos mesmo dias, entre 11 de junho e 17 de julho, com prazo de validade de 44 dias, já que também podem conter a bactéria. 

Duas pessoas morreram após surto de listeria nos EUA

A salsicha de fígado da Boar's Head foi testada positivo para a presença listeria relacionada ao surto que atingiu 13 Estados, deixando pelo menos 32 doentes e dois mortos, um em Illinois e outro em Nova York, onde já somam 12 pessoas doentes. 

Maryland registra seis casos enquanto os demais -  incluindo Nova Jersey, Massachusetts, Carolina do Norte e Geórgia -  contabilizam de 1 a 2 pacientes. (Veja o Mapa)

DOENÇA

A listeria pode causar doenças graves (conhecidas como listeriose invasiva) quando a bactéria se espalha além do intestino para outras partes do corpo.

Os sintomas geralmente começam de uma a quatro semanas após a ingestão de alimentos contaminados com listeria, mas podem começar no mesmo dia ou até 70 dias depois.

Eles são dor de cabeça, rigidez no pescoço, confusão, perda de equilíbrio e convulsões, além de febre e dores musculares. Em grávidas, pode causar aborto espontâneo, parto prematuro ou infecção do recém-nascido com risco de morte.

Leia também: 12 Estados estão em alerta por frios contaminados

PREVENÇÃO

Para evitar a contaminação, as pessoas devem evitar comer frios fatiados em balcões de delicatessen. É importante aquecê-los a uma temperatura interna de 165°F ou até ficarem bem quentes antes de servir.

O CDC também orienta a limpeza da geladeira, recipientes e superfícies que possam ter tocado carnes frias fatiadas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasileira do Texas alega perseguição após demissão da Câmara

Governo divulga formulário para ação imigratória de Biden

Escritório da Flórida tenta ‘vender’ asilo e green card por telefone