Boar's Head faz recall para conter surto de listeria nos EUA
ATLANTA - A fabricante da Boar's Head Provisions Co., Inc., da Virgínia, está fazendo o recall de todos os produtos de salsicha de fígado que seriam responsáveis pelo surto de listeria nos Estados Unidos, informou o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC).
A empresa também anunciou a retirada de outros frios produzidos na mesma linha e nos mesmo dias, entre 11 de junho e 17 de julho, com prazo de validade de 44 dias, já que também podem conter a bactéria.
A salsicha de fígado da Boar's Head foi testada positivo para a presença listeria relacionada ao surto que atingiu 13 Estados, deixando pelo menos 32 doentes e dois mortos, um em Illinois e outro em Nova York, onde já somam 12 pessoas doentes.
Maryland registra seis casos enquanto os demais - incluindo Nova Jersey, Massachusetts, Carolina do Norte e Geórgia - contabilizam de 1 a 2 pacientes. (Veja o Mapa)
DOENÇA
A listeria pode causar doenças graves (conhecidas como listeriose invasiva) quando a bactéria se espalha além do intestino para outras partes do corpo.
Os sintomas geralmente começam de uma a quatro semanas após a ingestão de alimentos contaminados com listeria, mas podem começar no mesmo dia ou até 70 dias depois.
Eles são dor de cabeça, rigidez no pescoço, confusão, perda de equilíbrio e convulsões, além de febre e dores musculares. Em grávidas, pode causar aborto espontâneo, parto prematuro ou infecção do recém-nascido com risco de morte.
Leia também: 12 Estados estão em alerta por frios contaminados
PREVENÇÃO
Para evitar a contaminação, as pessoas devem evitar comer frios fatiados em balcões de delicatessen. É importante aquecê-los a uma temperatura interna de 165°F ou até ficarem bem quentes antes de servir.
O CDC também orienta a limpeza da geladeira, recipientes e superfícies que possam ter tocado carnes frias fatiadas.
Comentários
Postar um comentário