DeSantis anúncia coalizão de xerifes americanos contra imigrantes na fronteira
TALLAHASSEE - O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou nesta quinta-feira, 22, a formação de uma coalizão de mais de 90 xerifes de todos os Estados Unidos para "proteger a comunidade dos estragos do colapso da fronteira” com o México.
“A imigração ilegal não só devastou as comunidades ao longo da fronteira sul, mas também prejudicou os estados em todo o país com o influxo mortal da [droga sintética] fentanil traficada por cartéis e trouxe taxas mais altas de crimes violentos”, afirma o republicano.
DeSantis, que tem a imigração ilegal como um dos temas principais da sua campanha presidencial de 2024. Segundo as últimas pesquisas, ele é o segundo colocado nas intenções de votos do partido com pouco mais de 20%, bem atrás do ex-presidente Donald Trump.
Leia também: DeSantis sanciona lei anti-imigrante na FlóridaDe todo o país
A maior parte dos xerifes da coalizão são Flórida, mas também conta com representantes de Estados fronteiriços como o Arizona, Califórnia, Texas e Novo México.
O grupo inclui ainda xerifes do Óregon, Geórgia, Nova York, Virgínia, Nova Jersey, Oklahama, Arkansas, Ohio, Illinois, Dakota do Sul e do Norte, entre outros.
Em uma carta conjunta, os xerifes afirmam que o governo federal não cumpriu a responsabilidade de proteger as fronteiras e que as consequências da sua “abdicação” nessa área são sentidas em todo o país.
“Como xerifes, estamos gratos pelo fato de a Flórida ter reconhecido a crise na nossa fronteira e estamos trabalhando para devolver a lei e a ordem as nossas ruas”, acrescentam.
O documento, entretanto, não especifica como vai ser a ação das autoridades estaduais.
Comentários
Postar um comentário